PRIMEIRA JANELA 

FESTIVAL DE CINEMA INFANTOJUVENIL DE PORTO ALEGRE

 V EDIÇÃO

 

 

REGULAMENTO – MOSTRAS COMPETITIVAS

 

 

1) ORGANIZAÇÃO

O Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre, é um evento produzido e realizado pela MOBB Moving Images e CKOOQO Entertainment, sob a direção geral de Patrícia Monegatto.

 

2) META E PRINCIPAIS OBJETIVOS

O Primeira Janela – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre será realizado em Porto Alegre/RS, de 27 a 29 de setembro de 2018. Esta data poderá sofrer alteração e neste caso a nova data será divulgada no site oficial do Evento. A democratização e o acesso à produção audiovisual voltada ao público infantojuvenil é o foco do PRIMEIRA JANELA, festival que programa exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos, sem distinção. Tem como objetivo divulgar o cinema nacional e internacional de curta metragem, possibilitar um espaço de intercâmbio entre a produção de diversas regiões brasileiras, estimular a produção audiovisual com excelência técnica e artística para crianças e adolescentes na região sul do país, além de discutir meios e estratégias para fomentar a produção e distribuição audiovisual e a formação de plateia para o cinema brasileiro.

 

3) TEMA

O tema desta quinta edição é POESIA no cinema, uma reflexão sobre a presença dos elementos poéticos na construção narrativa cinematográfica, composição estética e de linguagem. Com o objetivo de dialogar a contribuição da poesia na formação do imaginário, do jogo simbólico, da criatividade e dos conceitos de: Imagem Poética, Montagem, Tempo e Espaço no Cinema. Ampliando o debate sobre Cinema Poético e as formas de percepção do poético na construção narrativa cinematográfica. 

 

4) INSCRIÇÕES

a) As inscrições deverão ser realizadas através do site www.primeirajanela.com.br, de 01 de junho de 2018 a 01 de agosto de 2018.

b) Os filmes serão selecionados pela comissão de seleção do festival entre as produções inscritas, realizadas em qualquer formato.

c) As produções deverão ter a duração máxima de 30 minutos (incluindo créditos) e devem ser finalizadas a partir de 2017, em quaisquer gêneros (exceto corporativo), observada a classificação indicativa em relação ao público alvo pretendido.

d) As inscrições poderão ser realizadas por um representante da obra, tanto como pessoa física ou jurídica.

e) Cada candidato poderá submeter quantos títulos quiser.

f) É vedada a participação nas comissões de seleção e/ou premiação de integrantes da equipe de produção das obras inscritas, bem como de parentes destes até segundo grau.

g) As decisões dos jurados serão irrevogáveis e as comissões serão dissolvidas tão logo se realize a cerimônia de entrega dos troféus e anunciados os premiados.

h) No preenchimento do formulário eletrônico pelo site, o responsável pela inscrição deverá enviar o link da obra, acessível pela Internet, e senha de acesso se necessário. Não serão aceitas cópias físicas em DVD ou outras mídias para a seleção.

i) Para participar da seleção da mostra competitiva de curtas metragens do Festival, é obrigatório o cumprimento por parte do responsável legal sobre a obra, da Portaria n° 3.203/2010 do Ministério da Justiça, que regulamenta a atribuição de Classificação Indicativa a obras audiovisuais exibidas em Mostras e Festivais.

j) A relação dos curtas selecionados será divulgada no site do Festival com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da sua data de exibição.

k) Todos os links dos filmes enviados para a seleção devem estar na resolução mínima de 720 por 480.

l) Por motivo de limitação orçamentária, a organização do Festival não se obriga a custear as despesas com transporte, alimentação e hospedagem aos realizadores dos filmes selecionados, para que possam representar seus filmes pessoalmente em Porto Alegre.

5) SELECIONADOS

a) As cópias para exibição e material de divulgação, acompanhados da cópia do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) – para o caso dos filmes nacionais, e do comprovante de Classificação Indicativa do filme, deverão chegar ao endereço festival@primeirajanela.com IMPRETERIVELMENTE até sete dias antes da data de exibição dos filmes selecionados. As despesas de envio das cópias de exibição são de responsabilidade do participante.

b) A cópia de exibição dos filmes selecionados só será aceita em um dos seguintes formatos:

- mov: resolução mais alta do filme. Nos codecs H.264, Apple Pro Res ou DnXHD.

- mp4: resolução mais alta do filme. Usando o codec H.264.

 

6) PREMIAÇÃO

a) CATEGORIAS DE MOSTRAS COMPETITIVAS 

O Festival tem caráter cultural, sendo competitivo em três categorias:

a.1) Curtas Nacionais

Poderão concorrer nesta categoria curtas metragens de realizadores residentes em qualquer cidade ou região brasileira.

a.2) Curtas Internacionais

Concorrem nesta categoria curtas oriundos de quaisquer países e/ou continentes. Para inscrição nesta categoria, os curtas inscritos deverão, obrigatoriamente, dispor de legendas em língua portuguesa.

a.3) “Histórias Contadas”

As obras inscritas nesta categoria integrarão a mostra acessível para deficientes auditivos e/ou visuais, devendo contar com legenda em libras e/ou audiodescrição.

a.4) Escolar

Poderão concorrer nesta categoria obras audiovisuais produzidas por estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública e/ou privada, de qualquer localidade do estado e/ou país, devendo a inscrição ser realizada pelo representante da respectiva instituição de ensino que os representa.

b) CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO  DAS MOSTRAS

A premiação será realizada mediante a entrega de troféus para as seguintes categorias de premiação: 

b.1) Janela Curta Metragem – Melhor Filme Ficção (Júri Oficial)

b.2) Janela Curta Metragem – Melhor Filme Animação (Júri Oficial)

b.3) Janela Curta Metragem – Melhor Filme (Júri Popular)

b.4) Janela Histórias Contadas – Melhor Filme (Júri Popular)

b.5) Janela Escolar – Melhor Filme (Júri Popular)

O resultado será divulgado na cerimônia de encerramento e premiação do Festival. 

 

7) OUTROS

a) Condicionada à captação de recursos, a coordenação do Festival poderá realizar uma versão itinerante e compacta. Os filmes programados para a mostra compacta serão escolhidos dentre os selecionados.

b) Toda informação presente no formulário de inscrição, inclusive trechos dos filmes inscritos (até 30 segundos) poderão ser usados para divulgação no website do Festival e em quaisquer outros veículos de comunicação deste.

c) O material enviado para a inscrição passará a fazer parte do acervo da organização do presente Festival e poderá ser utilizado sem exclusividade, em atividades culturais diretamente relacionadas ao Festival, sem fins lucrativos, em projetos de exibição popular, com o intuito de colaborar para a democratização audiovisual do cinema nacional.

d) Questões relacionadas aos direitos autorais envolvidos nas obras audiovisuais inscritas serão de inteira responsabilidade dos representantes legais das mesmas.

e) Todos os filmes inscritos no Festival estarão sujeitos às condições previstas neste Regulamento.

f) A participação no PRIMEIRA JANELA – Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre implica na aceitação e cumprimento de todos os termos e condições estabelecidos no presente Regulamento, sob pena de desclassificação em caráter inapelável e irrecorrível.

g) Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Festival.

 

Porto Alegre, 01 de junho de 2018.