REALIZAÇÃO:

O FESTIVAL

O cinema nacional é um tesouro que precisa ser nutrido, enriquecido e protegido. Mas também é necessário lembrar que, como com a literatura, o cinema não tem valor sem pessoas para assistir. E da mesma forma como formamos leitores, é preciso incentivar e formar audiências.

 

Nosso intuito é, através de uma plataforma lúdica e divertida, contribuir para o apoio do cinema nacional e a formação de audiências futuras, ensinando o público jovem a usufruir de produções brasileiras.

 

Dessa forma conseguimos apoiar a arte e criar na cultura infantil, prazer e gosto pelo cinema.

 

Acreditamos que o público infantil deve ser plural e inclusivo, e por isso nosso festival abre suas “Janelas” para todos os alvos desse setor de espectadores. 

 

Usamos a Janela “Histórias Contadas” não só para atingir aqueles que têm necessidades especiais, mas também para educar o público infantojuvenil sobre essas necessidades. 

 

O programa “Janela Escolar” visa empoderar educadores da rede pública, dando acesso a filmes que ajudam na educação das nossas crianças. Mais uma ferramenta poderosa que não só forma audiência e concretiza cultura brasileira, mas que também educa.

 

Todas as nossas sessões são gratuitas, e disponibilizamos workshops educativos e divertidos para a garotada se aprofundar ainda mais nesse universo incrível.

 

Todo ano visamos utilizar de temas para o Festival, tentando ampliar não só os conceitos do público alvo mas também os nossos.

 

Na primeira edição o Tema foi Cinema e Literatura, uma viagem pelo mundo da leitura, trabalhando o imaginário e a fantasia. Na Segunda, O Cinema e A Luz, um lembrete de que o cinema é uma linguagem escrita em luz. Na terceira edição o tema foi O Cinema e O Som, contando histórias não só pelos olhos dos produtores, mas também pelos ouvidos. E agora na quarta edição o tema será O Personagem, onde abordaremos a sua importância na construção da narrativa dos filmes.

 

Esperamos que você possa seguir nessa linda viajem com a gente, passando por prédios e antenas até atingir um mundo invisível escondido dentro de um projetor de cinema.

 

 

 

 

Janela Itinerante ​

 

A itinerância é uma proposta para ampliar o compartilhamento de filmes e experiências, levando o Festival PRIMEIRA JANELA para dentro das escolas e para outras cidades, proporcionando um ambiente de encontro, debate, reflexão e trocas.

 

Investir na circulação e difusão das produções de curta-metragens é primordial para o fortalecimento da identidade nacional. Queremos contribuir para que os curtas cheguem a um número cada vez maior de pessoas, num recorte que privilegie tanto seu alcance comunicativo quanto sua qualidade artística e expressiva. Exibindo filmes que não circularam em circuito comercial e fomentando a formação de públicos para o cinema, através da exibição pública e gratuita da produção audiovisual.