REALIZAÇÃO:

4ª EDIÇÃO

A  4ª  EDIÇÃO - O PERSONAGEM

Protagonista, coadjuvante, antagonista, figurante, são personagens do cinema e essenciais para o desenrolar da trama. Podem ser reais os fictícios, seres humanos ou inanimados, tudo depende da criatividade do roteirista e de como é escrito e/ou dirigido. 

Devido sua importância na construção da narrativa, a quarta edição do festival abordará o tema PERSONAGEM com o objetivo de dialogar a criação e composição do personagem no cinema. Para uma visão completa sobre o personagem na história é importante ficar atento aos aspectos que formam a identidade deles; o modo que o personagem fala, o que pensa e sente, a forma como age, além de descrever as suas peculiaridades físicas, psicológicas e o lugar onde está.

3ª EDIÇÃO

A  3ª  EDIÇÃO - O SOM

A terceira edição do Primeira Janela teve como tema o Som no cinema, elemento de expressão importante na composição dos filmes. Nos ajuda a entrar no clima da trama, entender melhor cada personagem e pode estabelecer o tom de um filme. Influencia e realça os sentimentos da narrativa, provocando emoções, determinando contextos históricos e geográficos, criando suspense, encantamento, paixão, medo, angustia, entusiasmo, humor e enriquecendo a trama de ritmo e movimento. É estranho pensar que quando o som foi introduzido aos filmes, dividiu opiniõees por todos os bastidores do mundo do cinema. O que parecia ser um retrocesso na linguagem, já que pensava-se que ele poderia tirar a poética da construção da imagem, tornou-se uma nova forma de se narrar e enriquecer a grande arte que é o cinema. 

ASSISTA O MAKING OF  DA 2ª EDIÇÃO

A  2ª  EDIÇÃO - A LUZ

A segunda edição do Primeira Janela teve como tema a Luz. No “Ano Internacional da Luz”, evento celebrado ao longo de 2015 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz no campo do desenvolvimento tecnológico, sustentável, e na busca de soluções para os desafios globais relacionados à energia, educação, agricultura e saúde. Sem a luz, a fotografia e o cinema não existiriam. Dar a luz significa dar a vida, movimento, quadro a quadro, animação, desenhar com a luz. A seleção dos filmes, os temas norteadores dos debates, as oficinas e atividades artísticas tiveram o gênero da animação como premissa.

ASSISTA O MAKING OF  DA 1ª EDIÇÃO

A  1ª  EDIÇÃO - CINEMA E LITERATURA

Na primeira edição do Festival Primeira Janela foram priorizados filmes que relacionam o cinema e a literatura. Em uma viagem pelo mundo da leitura, trabalharam o imaginário e a fantasia. A infância e a adolescência são fases de experimentações e descobertas. Do despertar para o pertencimento e para uma consciência humana e social. É também quando se aprende a reconhecer limites e a maneira de superá-los. Um pouco de tudo isso foi representado na primeira edição, valorizando a diversidade de linguagens, ritmos e cores que traduzem a pluralidade do cinema nacional e internacional.